credittis-logo-oficial
Pesquisar

Banco Central, Cartão de crédito negado – porque?

Banco Central. Se algum dia seu nome já foi sujo e passaram 5 anos e sua dívida caducou e hoje seu nome está limpo, mas você não consegue nenhum cartão de crédito ou empréstimo, você precisa consultar a lista negra do Banco Central, o SCR. E caso você nunca tenha ficado com nome sujo, eu aconselho que consulte também para ver sua situação.

Antes de começarmos este artigo super importante e cheio de informação para você, se você é novo aqui em no site Centrais de Negócios, não perca tempo, confira depois deste artigo aqui, todos os nossos outros artigos, sempre cheios de novidades exclusivas e preparadas com muito carinho para você. Então se você quer ficar por dentro de todos os melhores cartões de crédito, bancos e tudo sobre este incrível mundo financeiro, acesse o nosso site todos os dias para não perder nenhum artigo.

Então chega de enrolação e vamos direto para o assunto deste artigo!

Mas o que é esse SCR – Banco Central?

Mas o que é esse SCR
Mas o que é esse SCR (Foto: Divulgação)

O SCR é o sistema de informação de crédito do Banco Central.  Ele é o sistema de informação de crédito do Banco Central. Não vá achando que seu nome fica só no SPC e Serasa porque não. O SCR é um instrumento de registro e consulta de informação de crédito concedido por instituições financeiras para pessoas físicas e jurídicas.

E para o SCR não ficar desatualizado, mensalmente ele é alimentado com as informações das instituições financeiras que mandam para o SCR. E esse banco de dados armazena operações de clientes com valores superiores a R$200 tanto operações a vencer quanto operações vencidas.

Mas o grande objetivo do SCR não é te colocar nessa lista negra, mas garantir a saúde financeira das instituições. Porque nós emprestamos o dinheiro para o banco, por exemplo, eles pegam nosso dinheiro e emprestam para outras pessoas a juros mais altos e nos devolvem uma parte desse juros.

Então para garantir que as pessoas devolvam os empréstimos feitos, o SCR e o Banco Central ficam de olho para ver se essa instituição vai honrar com os pagamentos.

As empresas irão consultar sempre o SCR do Banco Central?

Quer dizer que toda vez que você solicitar um crédito seja em cartão ou empréstimo eles vão consultar o SCR? Não é assim. Só podem consultar com a sua autorização. Mas eu duvido que você leia todo aquele termo que tem porque é nas letras miúdas que eles põem que vão consultar seu nome no SCR.

Outra coisa é que o SCR não é um cadastro restritivo. Lá tem tanto informações positivas quanto negativas a seu respeito porque mostrarão as dívidas a vencer e as dívidas que não foram pagas. Então eles conseguem ver se você é um cliente pontual ou não. Você pode consultar pela internet.

Como acessar o SCR no site do Banco Central

Como acessar o SCR no site do Banco Central
Como acessar o SCR no site do Banco Central (Foto: Divulgação)

Eu fiz isso e vou mostrar para vocês. Basta entrar no site registrato do Banco Central. clique aqui para poder acessar. É meio chato para fazer o cadastro. Eu não consegui de primeira. Porque eles mandam uma senha e tem que ir no seu Internet Banking liberar. É uma confusão, mas vai na fé que vai dar certo.

Vai aparecer isso no site do registrato. Extrato do registro de informações do Banco Central. Rola a tela para baixo e vai em acessar o registrato. Primeira vez no registrato? Saiba como se credenciar. Boa sorte clicando em sou pessoa física.

Vamos clicar em acessar o registrato. Bota os nove primeiros dígitos do CPF e coloca a senha. Qual a minha senha? O que eu não faço por vocês? Tentei entrar nesse registrato várias vezes. Por isso estou falando boa sorte. Quem conseguir de primeira deixa um comentário.

Aqui tem SCR, Sistema de Informação de Crédito e CCS, Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional. Vamos clicar no SCR para ver o que aparece. Aparece meu nome. Você clica todos esses estou ciente. Vou olhar essa requisição em 30/09/2018. Data base inicial e final, relatório detalhado. Vamos clicar no download para conseguir enxergar.

Aqui fala: Atenção, a data base inicial não pode ter defasagem superior a 5 anos. Os relatórios ficam disponíveis para visualização e download até 6 meses a partir de sua geração. Nesse PDF tem o cliente, que sou eu, e informações do relatório possuindo defasagem mínima de 20 dias e não representa o valor atualizado de eventuais dívidas junto às instituições financeiras.

O valor apresentado para operações de crédito com atraso superior a 60 dias não contempla em cargos contratuais calculados além desse período. Aqui aparece o banco do meu cartão de crédito, o valor que tem a vencer que já paguei e mostra o seu limite de crédito e o risco total que eu represento para a instituição. Aqui explica as informações ali de cima.

Entrando no Banco Central
Entrando no Banco Central(Foto: Divulgação)

Vamos olhar o relatório resumido que também está disponível para nós. No relatório resumido mostra o Bradesco cartões. O outro cartão que uso, geralmente gasto menos de 200 reais e deve ser por isso que ele não está aqui. Só apareceu isso para mim. Cheque o seu para ver quais informações tem para você.

Lembra que antes de entrar no SCR tinha o o CCS? Vamos ver o que aparece. Clica em estou ciente e gerar relatório. Vou clicar no relatório atualizado, 11/10. Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro mostra a data de início do relacionamento e a data final.

São as contas que eu tenho nos bancos. Caso tenha algum dado errado isso é responsabilidade da instituição financeira e você tem ir lá para ela concertar. Gostaram do artigo? Gostaram de conhecer o SCR e o CCS? Comenta aqui embaixo que quero saber.

Espero que tenhamos conseguido te ajudar com isso. Não se esqueça de conferir todos os nossos outros artigos que foram preparados com o maior carinho para você.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.