Antes de mais nada, você conhece o consórcio esquecido? Primeiramente, os brasileiros também costumam “esquecer” dinheiro em diversas instituições financeiras, muitas vezes. Além disso, o volume de recursos não procurados (RNP) pelos seus titulares nessas administradoras, aumentou cerca de 15% no ano passado. Totalizando aproximadamente R$1,93 bilhão segundo informações do Banco Central.
Sem contar que a quantia do consórcio esquecido é composta por valores que ex-participantes de consórcio têm direito mesmo depois da contemplação ou encerramento de um grupo. Ou seja, multas, créditos não utilizados, multas, juros, rendimentos ou rateio do saldo do fundo da reserva.
Se você deseja se informar melhor sobre o consórcio esquecido, como funciona, como consultar e etc, continue a leitura com a gente até o final do artigo. Aproveite!
Conheça o Consórcio esquecido
Primeiramente, muitos brasileiros acabam se esquecendo de dinheiro em diferentes administradoras de consórcios. Por esse motivo, o volume de recursos não procurados nessas administradoras acabou aumentando aproximadamente 15% durante o ano de 2023. Assim, totalizando cerca de R$1,93 bilhão de reais segundo dados do Banco Central.
Além disso, os recursos não procurados são referentes a valores financeiros pendentes de devolução a cotistas de grupos de consórcio encerrados. Normalmente, esses recursos são oriundos de saldos residuais e fundo de reserva. Além disso, os dados fazem parte do Panorama Sistema de Consórcios (PSC) foi publicado no início do ano pelo Banco Central.
Desse modo, o dinheiro do consórcio esquecido faz parte dos recursos deixados para trás por brasileiros em diferentes instituições financeiras, muitas vezes por falta de informação. No ano de 2021, o Banco Central criou o Sistema de Valores a Receber (SRV) justamente para desenvolver essas quantias de dinheiro para pessoas e empresas.
Como receber valores pendentes de consórcios já encerrados?
Esses valores podem facilmente serem consultados e solicitados diretamente nas administradoras de consórcio, ou seja, instituições financeiras nas quais o cliente fez seu consórcio. Caso esteja em dúvida, é fundamental que o cotista ou seus representantes legais / sucessores consultem o SVR, que também foi criado pelo Banco Central para poder verificar a existência do montante.
Documentação necessária
Em primeiro lugar, a administradora de consórcio define a documentação necessária para poder efetivar o resgate de valores. No caso de pedido efetuado diretamente por Sistema de Valores a Receber. Para isso, você só precisa seguir os procedimentos descritos.
Valores do Consórcio Esquecido
Normalmente os valores são corrigidos desde a data que se tornaram disponíveis. Geralmente os índices são os mesmos da aplicação financeira escolhida pelo grupo de consórcio. Contudo, a administradora do consórcio é possível cobrar uma taxa de permanência mensal sobre esses valores. Isso conforme estabelecido no contrato de adesão e/ou em assembleia.
Existe prazo para solicitar a devolução?
Não existe prazo limite para a solicitação. Por esse motivo, os valores precisam continuar sendo administrados e disponibilizados pela administradora do consórcio, que estão sujeitos à cobrança de taxa de permanência.
O que é consórcio?
Se você deseja se planejar para comprar seu carro novo, moto, casa, ou qualquer outro bem ou serviço. Isso tudo com parcelas pequenas que caibam no seu bolso, desse modo, o consórcio é a opção mais vantajosa para você. Isso porque o consórcio é uma modalidade de compra que se baseia na união de pessoas, em grupos, com objetivos de poder formar uma poupança para poder adquirir seus bens materiais e serviços.
Parcelamento integral, diversidade de prazos para pagamentos e flexibilidade no uso do crédito são algumas das características de um consórcio. Além disso, funciona de uma forma bem simples como se fosse um sistema de compra parcelado e programado de um determinado bem ou serviço. Entre eles estão imóveis, cirurgia plástica, automóveis, festas, reformas e etc.
Sem contar que o consórcio se encaixa perfeitamente no orçamento de quem tem um bom planejamento financeiro e com pessoas que possuem perfis diferentes. Com algumas parcelas previsíveis, você consegue saber com mais detalhes os recursos e tempo que você precisa para poder realizar seus sonhos que anteriormente pareciam tão distantes.
Além disso, como as parcelas de um consórcio não possuem juros, consequentemente o consorciado não precisa se preocupar com um horizonte em que suas despesas mensais começam aumentar além do que você imaginava, o que acaba fazendo com que muitas pessoas desistam de fazer um financiamento, por exemplo. Saber consórcio imobiliário como funciona é muito importante para quem está em busca de comprar a tão esperada casa própria.
Como funciona
O consórcio é uma das formas mais seguras de adquirir qualquer bem material ou serviço de maneira planejada, isso tudo sem entradas e sem juros. Entretanto, é comum que muitas pessoas se perguntem como eu entro em um consórcio? Para conseguir entrar em um consórcio, antes você precisa seguir alguns passos simples porém, muito importantes:
- Em primeiro lugar, entre no site oficial do Banco Central e veja quais são as administradoras de consórcio regulares. Por segurança, busque dar preferência para aquelas que forem associadas da ABAC, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio;
- Busque saber quais delas têm o modelo de consórcio que você está procurando seja ele de imóveis, moto ou carro, por exemplo;
- Encontrou? Dessa forma, avalie qual das opções tem um grupo com o crédito que você está buscando e as melhores opções de pagamento;
- Quando encontrar a opção mais vantajosa para você, com o crédito correto, um prazo no qual você possa se comprometer e parcelas que caibam no seu bolso, entre em contato com eles para poder fechar contrato.
Conclusão sobre consórcio esquecido
Por fim, o consórcio esquecido acontece quando por algum motivo, você acaba deixando para trás o dinheiro de consórcios com instituições financeiras. Dessa forma, é possível solicitar o dinheiro com a instituição e ainda receber um valor mais alto.
Entretanto, o consórcio é uma opção bem válida para quem está em busca de comprar seus bens materiais como imóvel, carro ou moto, por exemplo. Isso porque o consórcio oferece opções mais viáveis de conquistar esses bens.
Por isso, na hora de comprar a sua cota de consórcio é necessário seguir alguns passos que vão garantir que você de fato esteja fazendo um bom negócio que valerá a pena. Além disso, é necessário escolher uma administradora de confiança que seja autorizada pelo Banco Central.