Empreendedorismo Corporativo: Alavanque sua Carreira e a Empresa

Empreendedorismo Corporativo

Empreendedorismo corporativo é um modelo de empreendimento, mas sem abrir mão de seu trabalho tradicional como contratado de uma instituição.

Em um primeiro momento parece confuso, mas esse é um dos modelos de empreendimento mais aplicados e tem gerado ótimos resultados para quem o aplica da maneira certa.

Quando se escolhe o empreendedorismo corporativo, você não fica sem receber o salário em uma instituição e evita o risco de ficar desempregado caso a iniciativa dê errado.

Neste caso você leva ideias que visam o crescimento da instituição, se colocando como uma das pessoas à frente da estruturação do segmento, se destacando e conseguindo empreender sem abdicar de nada. Abordaremos tudo sobre esse modo, continue lendo e veja como ser um empreendedor na iniciativa corporativa pode ser uma boa.

O que é empreendedorismo corporativo?

Empreendedorismo Corporativo
Empreendedorismo Corporativo (Fonte: Freepik)

Basicamente, o empreendedorismo corporativo tem a ver com a atuação ativa do colaborador, auxiliando no crescimento da empresa em que está trabalhando.

Dessa maneira, mesmo que não seja o dono do negócio passará a atuar com sua dedicação e conhecimento para implementar na companhia estratégias que levem o negócio ao crescimento exponencial.

Como funciona o empreendedorismo corporativo na prática?

À primeira vista, o empreendedorismo corporativo parece uma iniciativa que busca levar o colaborador a dar o seu melhor sem receber o que merece. 

Todavia, o que acontece na realidade é o oposto, quando esse tipo de iniciativa é aplicado em instituições com plano de carreira quem mais ganha é o colaborador, pois avança mais rápido na hierarquia da instituição, podendo chegar a cargos cada vez mais altos.

Imagine o seguinte cenário, você ao ser um empreendedor corporativo tem uma ideia inovadora que pode fazer a instituição lucrar muito. Então elabora uma estratégia para levar o negócio ao potencial resultado e com o apoio de seus supervisores coloca a ideia em prática, como consequência recebe mais ao ter a ideia validada pelo mercado.

2 exemplos do empreendedorismo corporativo na prática

Conheça agora algumas instituições do mercado que aplicaram o empreendedorismo corporativo e obtiveram um excelente resultado.

1. Facebook

O Facebook é uma das empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo que nasce da ideia de Mark Zuckerberg e a pequena rede social se torna uma empresa de bilhões.

Só que muitas pessoas não sabem, mas alguns dos recursos mais usados no Facebook hoje partiu da ideia dos colaboradores da instituição, modelo este que é aplicável até os dias atuais.

Desse modo, os colaboradores ficam mais motivados, pois sabem que vão se beneficiar também ao auxiliar a instituição a crescer cada vez mais.

2. Google

Google é simplesmente a maior empresa do ramo de pesquisa no mundo, valendo 1,47 trilhões. Atualmente, um valor que nenhuma pessoa, nem mesmo os mais ricos do mundo conseguem pagar.

Na atualidade o Google não é apenas um mecanismo de busca, possui uma série de funções como o Google Docs, Meet, Gmail, entre outras iniciativas e muitas dessas. Inclusive o Gmail usado por boa parte das pessoas surgiu a partir da ideia de um colaborador da instituição.

Características do empreendedorismo corporativo

Conheça agora as principais características do empreendedorismo corporativo, esses são de grande importância e indispensáveis para ter sucesso nessa iniciativa.

1. Alinhamento com a instituição

Nem toda empresa tem uma cultura focada em apoiar seus colaboradores, para verificar se o ambiente profissional onde está valoriza as novas ideias de seus funcionários e estuda sobre a cultura do negócio.

Dessa forma, consegue se alinhar com a instituição. Um forte indício de que está alinhado é quando tem clareza sobre o seu plano de carreira na instituição, entendendo o cargo que está agora e saber até onde pode chegar.

2. Busca constante por novas ideias

A busca por novas ideias e estratégias é algo indispensável para quem deseja estar alinhado e atuar como um empreendedor corporativo.

Fazer isso exige que seja inovador e ousado, buscando sempre novas oportunidades de crescimento. Uma boa forma de fazer isso é aumentando seu repertório por meio de livros, lugares novos que conhece e outras possibilidades.

Com isso aumenta sua capacidade de raciocinar ideias, conseguindo enxergar além do óbvio. 

Outra forma de aguçar a sua criatividade é estudando, uma possibilidade é o curso de inovação e criatividade para negócios do Udemy (https://www.udemy.com/course/inovacao-e-criatividade-nos-negocios/).

3. Foco

Apenas ter a ideia não é suficiente, é preciso focar para a ideia ser tirada do papel e começar a planejar.

Isso exige foco, pois deve começar a pensar nas possibilidades e o principal em como não se distrair em meio a tantas coisas que chamam atenção.

4. Ousadia

Conhece pessoas que têm ótimas ideias, mas não colocam nada em prática? Se fizer isso não terá bons resultados, ou melhor, nenhum resultado, pois teve foco para elaborar a estratégia, mas faltou ousadia para colocá-la em prática.

A partir do momento que tem clareza dos riscos, então é o momento de arriscar e começar a empreender da maneira certa, pensando no longo prazo e sempre estando alinhado com a cultura da empresa onde está.

5. Humildade para aprender

Um dos principais erros dos empreendedores corporativos é não conseguirem aprender com seus erros, é preciso se manter humilde e aceitar que está sujeito a cometer erros.

Dessa maneira consegue analisar os falhas que teve no começo, replanejar e prosseguir em busca do sucesso da empresa.

6. Comunicação efetiva

Uma equipe só consegue crescer quando há uma boa comunicação, sem isso os empreendimentos estão fadados ao fracasso.

Pois em pouco tempo se verão desalinhados, levando cada uma a seguir um caminho, achando que estão fazendo o melhor para a empresa, quando na verdade todos estão perdidos, andando às cegas.

7. Liderança

Liderar é uma das habilidades mais desafiadoras e complexas devido a lidar diretamente com pessoas. Aliás, é válido ressaltar que estamos falando de liderança e não chefia.

Parecem ser coisas similares, mas não! O chefe é aquele que ordena e não ouve seus colaboradores, como consequência se impossibilita ter um ambiente adequado para o pleno desenvolvimento do empreendedorismo corporativo.

Enquanto o líder consegue extrair o melhor de seus colaboradores, não mediante imposição, mas com uma comunicação alinhada e com inteligência emocional, motivando seus funcionários a darem seu melhor.

Isso se aplica também para que coordene equipes ligadas a uma ideia, embora seja um grupo pequeno é indispensável entender sobre o comportamento humano para não correr o risco de perder ótimos profissionais por ser um chefe e não um líder.

Realmente compensa aplicar o empreendedorismo corporativo?

Em primeiro lugar, o empreendedorismo corporativo é muito válido para os negócios, pois retém os melhores colaboradores. Todavia, para conseguirem fazer isso devem estruturar um plano de carreira atrativo que faça os melhores desejarem trabalhar na instituição.

Já para o funcionário o destaque está em trabalhar em uma instituição que enxerga seu potencial e estimula o seu crescimento, fazendo com que ele consiga destaque no negócio, chegando a cargos altos.

Conclusão sobre empreendedorismo corporativo

Em primeiro lugar pôde entender como funciona e o real significado de empreendedorismo corporativo que nada mais é do que ajudar a empresa a crescer cada vez mais por meio de ideias que partem do colaborador.

Pensando em te ajudar a empreender se o empreendedorismo corporativo realmente é uma possibilidade viável para a instituição onde trabalha atualmente, mostramos as características, entre elas o principal, que é o alinhamento com a empresa, conseguindo ter clareza de onde pode chegar se decidir começar a trabalhar nela.

Dependendo do seu setor, uma das melhores formas de começar a entender as possibilidades é estudar sobre finanças empresariais, pois assim entende exatamente como o empreendimento funciona.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.