Você tem alguma dúvida sobre financiamento de veículos? O que você deve saber antes de assinar o contrato e comprometer aí o seu orçamento? Então hoje a gente vai dar algumas dicas para você aprender um pouco mais sobre esse assunto nesse artigo.
Hoje o assunto aqui é financiamento de veículo, você vai saber um pouquinho mais de como funciona os financiamentos, até para você saber se é uma boa para o seu caso ou não e você vai fazer um comparativo sobre a compra programada. O que a compra programada? É você guardar o dinheiro, aplicar esse dinheiro e comprar o seu veículo daqui a alguns meses.
Como Funciona o Financiamento de veículos
Vamos imaginar que você vai financiar um veículo de 30 mil reais, pra isso você deu 20% de entrada, ou seja, 6 mil o valor financiado é de 24 mil, mas tem o iof que nesse caso é de quatrocentos e trinta e dois reais e trinta centavos. O tipo de financiamento na nossa simulação é o cdc e a taxa de juros de 2,15% ao mês. Na nossa simulação o valor financiado é de 24 mil 432 e 30, que vão dar 48 parcelas de 821 e quatro centavos o valor pago no financiamento vai ser de trinta e nove mil quatrocentos e dez reais e 14 centavos só de juros. Vai ter sido pagos 14 mil novecentos e setenta e sete reais e oitenta e quatro centavos, mas não vamos esquecer do valor da entrada de 6.000, então o valor pago pelo veículo é de 45 mil quatrocentos e dez reais até aí você já sabe que quando a gente financia um veículo obviamente você vai pagar muito mais, porém, nesse nosso exemplo a pessoa estaria pagando um carro e meio mas têm financiamentos que podem ter uma taxa maior de repente um prazo de pagamento também maior que tudo isso vai fazer o valor final do veículo também ser maior mas tem uma coisa que pouca gente sabe que a tabela de amortização.
Se você pagou 821 reais, mas abateu de juros 525 e 29 e você amortizou do seu saldo devedor apenas duzentos e noventa e cinco reais e setenta e cinco centavos, então o que realmente diminuiu da sua dívida não foram os 821 reais da parcela, mas sim apenas 295. À medida que você vai pagando as parcelas seguintes, você vai diminuindo um pouco dos juros e aumentando um pouco do valor da amortização, é isso que muita gente não entende com respeito ao financiamento a pessoa paga seis parcelas sete parcelas e acha que o valor inteiro da parcela está sendo abatido do seu saldo devedor mas nesse nosso, exemplo nos primeiros seis meses a pessoa vai ter pago quase cinco mil reais mas vai ter abatido de fato do saldo devedor – de 1900.
Porque você paga mais do que o próprio veiculo vale em um financiamento
Porque primeiro você vai pagar a maior parte dos juros e depois é que você vai começar a bater mais da sua dívida, então a primeira parcela sempre vão pagar o banco primeiro, quer dizer pagar uma parcela maior de juros e uma menor de amortização, e à medida que o financiamento vai seguindo então você começa a pagar menos juros e mais amortização é preciso saber disso não você vai achar que está devendo menos do que na verdade está.
Vale a pena dar uma entrada?
Imagine que você pega o valor da entrada e coloca em um investimento, por exemplo, no tesouro selic os seis mil reais mensalmente você vai investir o mesmo valor da parcela 820 reais em 28 meses você vai resgatar o valor de 30 mil oitocentos e sessenta reais e isso já descontadas as taxas que nesse caso vão ser mais ou menos 128 reais e o imposto de renda de cerca de quatrocentos e noventa e nove reais, ou seja, você terá quitado o seu veículo em meses mais cedo do que no financiamento e ainda sobram mais de 800 reais. Com esse comparativo você percebe que conseguiria através de um investimento juntar os 30 mil reais necessários para comprar aquele veículo em 28 meses.
Após essas explicações sobre o financiamento de veículos é importante ressaltar que existem diferentes tipos de financiamentos e em diferentes instituições, por isso o importante é que você que quer realizar um financiamento preste muita atenção em questões de taxas de juros.