Carregando sua Recomendação...
credittis-logo-oficial
Pesquisar

XP Investimentos: Descubra se Vale a Pena Investir por Essa Corretora!

XP Investimentos

A XP Investimentos é uma das maiores corretoras de investimentos do Brasil, todos os dias milhões de pessoas realizam investimentos através do sistema da instituição.

Por ser uma das corretoras mais tradicionais, ela consegue entregar diversos benefícios aos clientes, inclusive um cartão de crédito. Contudo, muitas pessoas não conhecem todos os serviços que a XP Investimentos está fornecendo.

Se já é um investidor que usa a XP para realizar investimentos todos os meses, mas não conhece todos os serviços que a XP Investimentos fornece, ou é alguém que nunca investiu e está buscando entender mais sobre as várias corretoras de investimentos, saiba que está no lugar certo.

Onde consegue descobrir exatamente o que essa empresa fornece. De certo modo, verá uma análise completa da XP Investimentos, então, continue lendo.

O que é a XP Investimentos?

XP Investimentos
XP Investimentos (Foto: Reprodução)

 A XP Investimento hoje é uma das principais corretoras do Brasil onde os clientes conseguem efetuar investimentos de maneira segura.

Essa empresa surgiu em 2001, começando apenas como um pequeno escritório que buscava facilitar os investimentos fazendo o intermédio entre os investidores e os corretores, auxiliando em todo o processo de compra e venda de ativos.

Desde o início da XP foi verificado que as pessoas não tinham o menor conhecimento sobre os investimentos, principalmente nos atrelados à renda variável. Com isso, a instituição deve ficar com a possibilidade de começar a fornecer aulas sobre como investir seu dinheiro.

O que fez com que diversas pessoas que não sabiam onde aplicar, nem ao menos como analisar uma empresa, começassem a ter bons resultados, devido à alta qualidade do ensino fornecido pela XP Investimentos.

Desde  2007 (ano em que a empresa começou a ensinar sobre finanças) já se passaram aproximadamente 600 mil alunos que mudaram como lidam com o dinheiro, conseguindo ter ótimos resultados ao investir.

Afinal, a XP Investimentos é confiável?

O primeiro ponto que precisa analisar para saber se uma corretora de investimentos é confiável é a sua atenção à proteção de dados. Entenda que a LGPD é bem rigorosa com essa questão, devido aos dados das pessoas serem de extrema importância e o vazamento de tais informações é algo extremamente prejudicial.

Pois bem, a XP segue todas as regras determinadas e possui um sistema de segurança bem robusto, sendo muito improvável que aconteça o vazamento das informações dos clientes.

Por outro lado, é importante que seja analisado o que alguns clientes dizem sobre a empresa, por isso um bom indicativo é o site do Reclame Aqui.

Nesse quesito a empresa quando recebe um questionamento no site de reclamações sempre busca responder e no geral possui uma nota boa sendo o de 7,7. Outro ponto interessante é o índice de resolução dos problemas, o qual é 84,3%.

A instituição também busca fornecer um atendimento humanizado através do seu aplicativo ou ainda pelo site e muitos clientes conseguem resolver qualquer problema que tenham com a corretora de investimentos por lá.

Geralmente não precisam realizar reclamações em outras plataformas, pois, seu problema é resolvido rapidamente.

Além disso, essa corretora consegue fornecer uma grande variedade de serviços e produtos, os quais serão explicados detalhadamente em um tópico à frente.

Com base em todas as informações mencionadas é possível concluir que a XP Investimentos é uma empresa confiável. A qual fornece um atendimento de alta qualidade, razão pela qual ela atende mais de 4 milhões de clientes.

Quais produtos tem acesso pela XP Investimentos?

A XP por ser uma empresa que está no mercado a mais de 2 décadas, conseguindo entregar uma grande variedade de produtos, confira todos eles agora, em conjunto sobre uma breve explicação sobre cada um deles.

BRDs

Esse é um investimento que poucas pessoas conhecem no Brasil, mas que apresentam uma boa rentabilidade. BRD é a sigla para Brazilian Depositary Receipts.

Por ele vai conseguir investir em empresas fora do Brasil, o que é uma ótima possibilidade para quem está almejando diversificar a sua carteira, não ficando apenas limitado as ações negociadas na B3 (Bolsa de Valores Brasileira).

CDB (XP Investimentos)

O CDB é uma das aplicações mais conhecidas no Brasil. Por ela você vai emprestar dinheiro ao banco. Geralmente as pessoas vão até o banco para emprestar dinheiro, mas, consegue ganhar dinheiro ao emprestar dinheiro para a instituição bancária.

A rentabilidade de quem deixa o dinheiro investido em certificado de depósito bancário hoje está sendo muito alta devido à taxa Selic que está em 13,67%. Além disso, é considerado um investimento XP de baixo risco.

CDE

O CDE não é uma possibilidade de investimento, mas, sim, uma possibilidade de abrir conta no exterior, a fim de investir em instituições que estão listadas em bolsas de valores de outros países.

Geralmente, o custo para fazer a aquisição de ações nesses estabelecimentos será mais alto devido às taxas cobradas pela receita federal, mas é um investimento que vale muito a pena desde que já tenha uma boa experiência no mercado.

A XP Investimentos é uma das poucas corretoras no Brasil que fornece esse tipo de serviço, pois ele não é muito comum.

CRI

Essa é a sigla para certificados de recebíveis imobiliários, ou seja, você estará fazendo aplicações financeiras dentro do setor imobiliário qual é um dos mais rentáveis do Brasil.

Nesse caso está investindo em títulos de renda fixa os quais vão te dar baixo risco e uma rentabilidade. Principalmente quando comparado a outras aplicações que têm um risco mais elevado, mas, que neste momento não apresentam uma boa rentabilidade.

Debênture

Em primeiro lugar, saiba que está investindo em títulos de dívidas emitidos por estabelecimentos que possuem capital aberto.

Muitas pessoas confundem a debênture com as ações da bolsa de valores, mas, essa aplicação é bem diferente, até porque ao fazer esse investimento na XP Investimentos, estará deixando seu dinheiro em renda fixa.

Nesse caso a empresa oferece a seguinte proposta: O cliente estará adquirindo um título para colher os juros no futuro tendo como base a data de vencimento e principalmente a estimativa de crescimento da instituição.

Logo é uma aplicação interessante, mas que precisa ser analisada com cuidado, pois é necessário identificar boas empresas.

DPGE (XP Investimentos)

Em primeiro lugar saiba que essa sigla significa Depósito a Prazo com Garantia Especial. Por ele, consegue emprestar dinheiro ao banco em maior quantidade, recebendo o rendimento por juros compostos.

Nesse caso, a vantagem é que pode investir até 40 milhões, pois, até essa quantia terá o dinheiro protegido pelo FGC, algo que não acontece com investimento em CDB, por exemplo, onde o FGC só cobre até 100 mil reais.

ETFs

ETF significa Exchange Traded Fund. Nesse caso estará investindo em um fundo. Geralmente ele é de renda variável, mas nada impede que encontre um ETF de renda fixa.

Pois bem, no ETF estará investindo em conjunto com outros investidores para que um corretor experiente escolha as ações onde esse dinheiro ficará buscando obter o maior lucro possível sem correr tanto os riscos.

Fundos de Investimentos

Bom, quando as pessoas param de investir em renda fixa geralmente a primeira aplicação que elas pensam em investir são nos fundos de investimento.

Assim, começa a investir na bolsa de valores ao mesmo tempo, em que tem uma parte do recurso alocada em uma aplicação de baixo risco. Funciona da mesma forma que o ETF. Indicamos essa possibilidade para quem deseja migrar da renda fixa para variável, contudo, ainda não tem muito conhecimento.

Sendo assim, indicamos os fundos de investimentos enquanto se dedica para aprender mais sobre a bolsa de valores.

Fundos Imobiliários

Os planos de mobiliários funcionam basicamente como os fundos de investimento, a diferença que aqui vai estar investindo em imóveis.

Existem 2 tipos de fundos, neste caso o primeiro é o de papel onde você está investindo em títulos imobiliários, o segundo são os fundos de tijolos onde você investe em imóveis físicos, como shoppings, centros urbanos, entre outros.

LC

Outra aplicação bem interessante que está disponível na XP Investimento é o LC (Letra de Câmbio). Nesse caso estará emprestando dinheiro a uma financeira, e essa deve devolver o dinheiro na data final do prazo que escolheu, com os devidos rendimentos.

Aliás, saiba que nesse investimento, assim como nos mencionados anteriormente haverá desconto do imposto sobre operações financeiras e também podem impactar o seu imposto de renda.

LCI (XP Investimentos)

Essa também é uma aplicação financeira onde você estará investindo em letras, a diferença é que aqui não é um câmbio, mas, uma Letra de Crédito Imobiliário (LCI).

É uma aplicação bem rentável e oferece a possibilidade de escolher entre prefixado (já sabe de antemão o rendimento final) prefixado (não sabe quanto será o rendimento, ou seja, corre mais riscos) e híbrido (mistura os dois tipos anteriores).

Previdência Privada

Nesse caso você separa uma pequena parte do seu dinheiro para ficar rendendo todos os meses na aplicação. A previdência privada é uma renda fixa de baixo risco, o que implica que terá um rendimento inferior a outros tipos de aplicações.

Seguro de Vida

Esse é um produto da XP Investimentos diferente, onde pode estar contratando um seguro de vida, esse produto é bem interessante e pode estar contratando ele para proteger sua família em caso de alguma fatalidade ocorrer.

Títulos públicos

Os títulos públicos são excelentes investimentos, nesse caso estará emprestando seu dinheiro para o governo. Dessa forma, estará protegido, pois o Estado efetuará o pagamento de suas dívidas, nem que seja necessário imprimir dinheiro, o que acarretaria um aumento na inflação.

Ações

Nesse caso também investir na bolsa de valores é a aplicação de maior risco, por isso, ela exige que tenha muito conhecimento para analisar empresas do jeito certo e evitar a perda de dinheiro.

Quais as vantagens de investir na XP Investimentos?

Como pôde verificar a XP Investimentos oferece uma grande variedade de produtos para seus clientes por essa razão conseguirá investir naquilo que quiser dentro da plataforma. 

Além disso, se tornar um investidor regular pode acabar juntando uma grande quantia, por essa razão em algum momento pode conseguir usufruir do cartão de crédito XP, o qual entrega acesso a salas VIP, porcentagem de dinheiro de volta em investimentos (investback).

Aliás, esse é um dos cartões de crédito com limite alto que está disponível para diversos clientes.

Sobretudo, quem investe na plataforma tem acesso a diversos cursos onde aprender a como investir melhor, podendo assim escolher melhor as ações e fundos. Portanto, consegue ter maior resultado financeiro.

Ademais, terá uma grande quantia de plataformas de investimentos que pode usar, algo relevante para quem investe na modalidade Day Trader (compra e vende a ação no mesmo dia). A lista de plataformas que pode usar esta logo abaixo:

  • Broadcast TradingNews;
  • Bull;
  • FlashChart;
  • FlashTrader;
  • Grapirá OC;
  • Home broker XP;
  • MetaTrader 5;
  • PNT;
  • Profit Plus;
  • Profit Pro;
  • Profit Trader XP;
  • Protrader Desktop;
  • SmarttBot;
  • StockTrade;
  • Trademap;
  • Trader Evolution;
  • Tradezone;
  • Tryd Pro;
  • Tryd TRADER;
  • Webcharts TZ;
  • XP Trader;

Se está decidido a abrir conta na XP, confira o procedimento que precisa seguir no tópico abaixo, continue lendo,

Como abrir conta na XP Investimentos?

Abrir conta na XP é bem simples, confira o passo a passo:

  • Acesse o site da XP Investimentos (https://www.xpi.com.br/);
  • Clique em “Abra sua conta”;
  • Preencha o formulário de cadastro (Nome, E-mail, CPF, Data de Nascimento e Número do celular);
    Responda às perguntas do questionário;
  • Siga os demais passos que essa corretora de investimentos determinou;
  • Após isso deve aguardar um período para que a XP Investimentos aprove sua conta. Assim que ela for aprovada, receberá um e-mail.

Então, só precisa enviar dinheiro para a XP Investimentos,  escolher onde deseja aplicar e aguardar a rentabilidade do tipo de investimento que escolheu.

Conclusão sobre a XP Investimentos

A XP Investimentos é a melhor corretora do Brasil quanto se trata de confiabilidade, pois continua mais de 2 décadas no mercado e possui uma ganha de variedade de produtos a disposição dos seus clientes.

Ademais, a instituição ainda disponibiliza aos clientes uma grande quantia de cursos que te ajudarão a investir melhor. Por fim, eles ainda têm o cartão de crédito XP, o qual entrega uma grande quantia de vantagens aos investidores XP.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.