Precisa comprovar onde mora e não sabe como fazer isso? Te mostrarei o processo para ter o comprovante de residência online grátis.
Hoje praticamente todo procedimento de cadastro exige a apresentação de comprovante de residência, portanto é um documento que precisa ter em diversos momentos. Sendo assim, ter esse documento online é uma ótima escolha, pois consegue enviá-lo para qualquer lugar, em qualquer momento por meio do e-mail ou WhatsApp.
Veremos nesta matéria desde a relevância da declaração de residência até documentos que servem para comprovar o lugar onde mora. Vamos lá!
O que é um comprovante de residência?
O comprovante de residência é um documento que comprova a sua moradia em um local. É exigido por bancos, empresas no momento da contratação, órgãos governamentais, poder judiciário, entre outros.
Ela contém algumas informações básicas de identificação como Nome Completo, CPF, Data da emissão e a assinatura.
Por que é bom fazer comprovante de residência online grátis?
O comprovante de residência é um dos documentos importantes para toda empresa ou órgão, pois a partir dele é possível te encontrar. Além disso, todo contrato precisa ter o endereço da pessoa.
Portanto, se não tem o comprovante de residência ainda, saiba que é bom ter esse documento em mãos.
Passo a passo para fazer o seu comprovante de residência online
Agora que compreendeu o que é uma declaração de endereço, bem como a relevância do documento, confira o passo a passo para fazer o seu.
1. Escolha da plataforma
Na atualidade, existem algumas plataformas que te auxiliam a ter seu comprovante de residência online grátis.
Em primeiro lugar, aparece o Recibo Online (https://reciboonline.com/declaracao-de-residencia/), sendo uma das mais usadas, principalmente por quem busca praticidade.
Por outro lado, o próprio Governo Federal disponibiliza um modelo de declaração de residência que pode ser usado por você (https://www.gov.br/mj/pt-br/acesso-a-informacao/selecao-e-concursos/concurso-mj/declaracao-de-residencia.doc).
2. Requisitos e documentos
Alguns sistemas exigem que apresente documentos para assegurar que realmente mora no lugar que diz. Isso pode ser feito com uma conta de água ou luz em seu nome (últimos 3 meses).
Se mora de aluguel e a conta não está em seu nome, envie o contrato de locação.
3. Preenchimento do formulário
Agora é só preencher o formulário informando primeiro os dados do declarante e depois do declarado (você). Os dados necessários são esses:
- Nome completo;
- CPF;
- RG e órgão emissor;
- Rua onde mora;
- Bairro;
- Cidade;
- CEP.
- Local e data da emissão
Logo depois, imprima o documento ou salve no formato PDF. O processo para o comprovante estar completo ainda não acabou, continue vendo os passos.
4. Autenticidade
Uma vez que os dados estejam corretos precisará assinar o documento. Em algumas situações é requisitado que faça o reconhecimento de firma, o que dá mais confiança no documento. Contudo, é necessário ver cada caso, pois existem lugares que não exigem isso.
5. Envio do comprovante de residência
Agora que o documento está completo, só precisa enviar a documentação ou entregá-la no órgão que exigiu a apresentação.
Documentos que servem como comprovante de residência
Existem alguns documentos que podem ser usados como comprovante de residência situação em que não precisará da declaração online.
Contas da casa
Primordialmente aparecem as contas da casa, por exemplo:
- Conta de água;
- Conta de energia-elétrica;
- Internet
- Telefone
Esses documentos são aceitos se estiverem em seu nome. Todavia, se estiver em nome de terceiro será necessário um complemento
Apenas para exemplificar, se está casado e a conta está no nome da sua esposa (o), precisa apresentar em conjunto com a despesa, a certidão de casamento.
Aviso de Recebimento
O aviso de recebimento é entregue todas as vezes que recebe uma encomenda dos correios, seja carta ou produto físico. Algumas empresas aceitar o AR como comprovação de onde mora. Todavia, pergunte antes de levar o AR, pois varia de cada situação.
Boleto bancário
Os boletos vêm com o endereço de onde mora. Portanto, ele pode ser utilizado. Apenas precisa ser uma conta recente, de preferência dos últimos 3 meses.
Moro de aluguel, posso trocar o comprovante pelo contrato de locação?
Sim, é possível fazer essa troca em situações em que a conta da casa esteja no nome da locatária (o) e este não deixa transferir para o nome do locador.
No entanto, se a conta estiver em nome de terceiro é mais seguro optar pelo comprovante de residência online grátis.
Menor de idade precisa de comprovante de residência
No caso do menor de idade a situação é um pouco diferente. O adolescente não responde por seus atos, portanto a declaração constará que a criança mora com seus pais, sendo acompanhado da certidão de nascimento.
Quando não se mora com os pais a situação é diferente, o responsável do lugar deve ter um documento dos pais explicando por que seu filho reside com ele. Além disso, é válido a autenticação em cartório. Ademais, deve ter o comprovante de residência.
Precisa pagar para fazer o comprovante de residência online?
Existem sites que fazem a cobrança do valor, mas as opções mencionadas não têm nenhum custo para você. Agora se decidir reconhecer firma terá que pagar a taxa cobrada pelo cartório.
Declaração de residência para estrangeiro é diferente?
O estrangeiro que está viajando para o Brasil e por alguma razão necessita do comprovante de residência fará a qualificação da mesma forma. A única diferença é que deve juntar o documento do seu passaporte. Por outro lado, se for naturalizado brasileiro terá o CPF e RG (documentos nacionais de identificação). Nesse caso não precisa juntar o passaporte.
Conclusão sobre comprovante de residência online grátis
No decorrer da matéria abordamos a importância do comprovante de residência e o que realmente é esse documento tão relevante.
Logo depois, pode ver o passo a passo para conseguir o seu comprovante de residência online grátis, conseguindo o seu documento em pouco tempo e sem dificuldade.
Então, conheceu alguns documentos que podem ser usados no lugar do comprovante, como a conta de energia elétrica em seu nome, por exemplo.
Por fim, esclarecemos alguma dúvidas recorrentes sobre o comprovante. Assim pode compreender tudo sobre ele e conseguir emitir a sua declaração de endereço.
Um dos usos do Comprovante de Residência é para a declaração do IRRF, se ainda não sabe como fazer, veja o passo a passo de como calcular Imposto de Renda.