Está cansado de viver no aperto financeiro ou quer aprender mais sobre como lidar com o dinheiro e ter mais resultados? Aqui encontra o curso de gestão financeira gratuito que melhor atende às suas necessidades atuais.
Aprender a lidar com o dinheiro é fundamental, seja para as finanças pessoais, quanto para tomar conta do seu negócio, por isso buscamos os 10 melhores cursos de gestão financeira gratuitos que te levarão a um novo patamar.
Dessa maneira, poderá entender os pilares da economia e cuidar do seu salário ou do caixa do seu negócio da melhor forma, sem ter que se preocupar todos os meses com contas vencendo, pois com o curso gratuito de gestão financeira aprenderá a lidar melhor com o dinheiro, vamos lá!
1. Curso Educação Financeira Empresarial – Sebrae
A educação financeira é fundamental na vida de todas as pessoas, mas ao pensar em um negócio sua relevância é ainda maior, pois, se não tiver sua empresa bem estruturada acabará se endividando e levando seus colaboradores a dificuldades também.
Este curso oferecido pelo Sebrae te ensinará não apenas a tomar cuidado do seu empreendimento. Todavia, para investir melhor os recursos, alocando o montante nos lugares certos para que sua margem de lucro aumente.
Dessa maneira, sua tomada de decisão melhora, por aprender a verificar os riscos, custos, situação econômica do país, pilares esses que são muito importantes e devem ser analisados toda vez que busca expandir sua atuação no mercado.
Como já sabe, esse curso é totalmente gratuito e ainda receberá um certificado de conclusão. Aliás, tem que concluí-lo em no máximo 15 dias, não encontrará dificuldade por ser um curso pequeno de apenas 2 horas e ainda é online.
Recomendamos que todo empreendedor realize este curso, pois terá uma visão geral dos pilares que deve dominar para investir o capital da empresa da melhor forma, obtendo cada vez mais retorno com seus investimentos.
2. Curso Gestão Financeira – Sebrae (Curso de gestão financeira gratuito)
Em primeiro lugar, esse é um curso de gestão financeira gratuito oferecido pelo Sebrae em parceria com o BNDES, que busca te guiar no processo de cuidado das finanças do seu empreendimento.
O único objetivo desse curso é te mostrar a trilha correta para sair do vermelho e ver seu negócio crescendo cada dia mais.
A maioria dos empreendedores passa por dificuldades apenas para manter suas empresas de pé. A razão para isso é a falta de capacidade para analisar o caixa, calcular os custos, definir a margem de lucro e o ponto de equilíbrio do empreendimento.
Esses detalhes são muito importantes, sem ele o seu empreendimento jamais crescerá e corre até mesmo o risco de falir devido à falta de estrutura.
O curso tem um prazo de conclusão de 60 dias, entregue de maneira totalmente digital e a duração é de 9 horas. Se organizando é possível concluí-lo em aproximadamente 5 dias.
Ademais, os que finalizarem o curso no prazo receberão um certificado de conclusão.
3. Curso de Finanças Empresariais – Prime Cursos (Curso de gestão financeira gratuito)
Outra plataforma muito conhecida por oferecer cursos de gestão financeira gratuitos é o Prime Cursos que no curso sobre finanças empresariais ensina sobre:
- Planejamento e gestão financeira
- O que deve ser verificado na análise financeira
- Mensuração de metas
- Capital de giro e administração dele
- Solvência de empresas – análise
- Organização dos cursos
Eles não estimulam nenhum pré-requisito para realizar a formação, logo é uma oportunidade interessante que precisa considerar.
Bom, ao todo a carga horária do curso são de 40 horas, todo o conteúdo é entregue por vídeo-aulas e ainda receberá um material de apoio que te guiará durante todo o processo de aprendizagem.
Recomendamos para todas as pessoas que buscam expandir seu currículo com formações interessantes.
4. Cidadania Financeira – Banco Central
A princípio, o Cidadania Financeira é uma iniciativa do Banco Central para ajudar pessoas que desejam aprender mais sobre finanças. Contudo, não podem pagar um curso nesse momento.
Por ele tem acesso a todo material que precisa para compreender os pilares da gestão financeira, conseguindo melhorar sua vida pessoal e caso tenha uma empresa também se beneficia, pois há formações específicas para empresários.
Receberá todo material por vídeo e ainda poderá ver palestras que foram feitas por estudantes universitários, mestres e doutores em economia. Alguns dos assuntos abordados são:
- Investimentos e a importância de poupar dinheiro;
- Boas práticas de consumo;
- Princípios da economia, entre outros.
Logo, é um conteúdo interessantíssimo para você que busca se aprofundar na gestão financeira e o melhor, sem gastar nada com isso.
5. Escola Virtual – Bradesco (Curso de gestão financeira gratuito)
Outra possibilidade para quem busca cursos de gestão financeira gratuitos é usar a escola virtual do Bradesco, lá encontra cursos diversos que vão te ajudar a ter mais oportunidades no mercado de trabalho. Como está preocupado com finanças pode fazer os que estão na categoria Negócios e Inovação. Aliás, algumas opções interessantes são:
- Empreendedorismo e inovação;
- Estratégia de Negócios;
- IA e o novo contexto da Cultura Digital
- Introdução a Administração
- Análise de dados – Power BI
- Responsabilidade social e sustentabilidade.
Ainda há outros cursos que pode fazer, todos são gratuitos e vão te ajudar a ter mais noção sobre finanças.
Ademais, ganhará um certificado por cada curso que finalizar e se o seu objetivo não é empreender. No entanto, sim melhorar sua carta de apresentação e conquistar novas oportunidades, então a Escova Virtual te ajudará, acesse o site oficial deles e confira as possibilidades (https://www.ev.org.br/areas-de-interesse/negocios-e-inovacao).
6. Como fazer investimentos 1 – FGV
Quando se busca formações de alta qualidade a FGV é uma das principais instituições e esse ponto positivo da Fundação Getúlio Vargas está presente nos cursos de gestão financeira gratuitos, inclusive neste que te ensina a fazer investimentos da forma correta.
Para participar do curso deve ter no mínimo 18 anos, indicado para toda a população que quer aprender a investir seu dinheiro da forma correta, diminuindo assim o risco de perder dinheiro. Aliás, ele é aberto a todo o público, não precisando passar por um processo seletivo.
Realiza toda a formação da sua casa, só precisando ter acesso à internet. Durante os estudos aprenderá a escolher melhor seus investimentos e as principais características de cada aplicação.
Sobretudo, esse curso de gestão financeira gratuito é muito focado nos fundos de investimentos, aplicação rentável que embora seja de renda variável não tem muitos riscos, o que torna ele um dos melhores investimentos para iniciantes.
Ao fim do curso deve responder um questionário, onde precisa obter nota mínima 7 para ter acesso ao certificado que será enviado para o seu e-mail.
7. Como fazer investimentos 2 – FGV (Curso de gestão financeira gratuito)
Como o próprio nome já sugere, essa é uma continuação do curso mencionado anteriormente, vejamos o que será ensinado nele.
Diferente da outra formação onde aprende o essencial para começar, aqui já entende o que é primordial para decidir em quais ativos investir.
Além disso, pensando em te auxiliar nas suas aplicações, eles te ajudam entender os investimentos mais arriscados e como montar uma carteira diversificada de ações que te ajudará a conseguir bons resultados mesmo em crises econômicas.
A princípio, este curso de gestão financeira gratuito da FGV tem carga horária de 9 horas, é totalmente online e também recebe um certificado se tirar nota 7 ou mais na prova.
8. Finanças Pessoais – Omie
A Omie oferece um curso de finanças pessoais que é interessante se quer parar de ter preocupação sobre o pagamento de suas contas todos os meses e começar a atingir seus objetivos de vida.
Aliás, ter uma boa gestão financeira é um dos pilares para ter tranquilidade na vida, para isso precisa mudar como vê o dinheiro e se comporta com relação a ele, durante o curso aprenderá a mudar isso, passando a uma visão focada no longo prazo.
Ao todo terá 4 aulas, cada uma abordando um assunto relevante para sua vida financeira, sem dúvida é uma formação que te auxiliará no controle dos seus gastos, fazendo com que mude sua forma de ver o dinheiro.
9. GINEAD – Gestão Financeira para Pequenas e Médias Empresas
As pequenas e médias empresas são as que mais sofrem com as mudanças na economia, uma crise econômica, por mais pequena que seja, causa grandes impactos na vida desses empresários.
Por essa razão é tão importante que você que possui um negócio tome cuidado e estude com um curso de gestão financeira gratuito, para deixar seu empreendimento menos vulnerável.
A princípio, no GINEAD terá todo o conteúdo básico que precisa para cuidar do seu empreendimento, indo desde a administração financeira (introdução), fluxo de caixa, determinação do preço de venda, análise do investimento e retorno de produto.
Dominando esses tópicos será possível melhorar a gestão do seu empreendimento, podendo diversificar sua atuação e crescer cada vez mais.
Ao fim receberá um certificado de conclusão de curso, o qual pode ser usado para enriquecer seu currículo, esta formação tem ao todo 35 horas, sendo totalmente gratuita e online.
10. Introdução à Gestão Financeira Internacional – FGV (Curso de gestão financeira gratuito)
O mundo está cada vez mais globalizado, portanto empresas negociam internacionalmente e isto está ficando cada vez mais frequente, portanto é uma possibilidade interessante para quem é empreendedor ou trabalha na área, já que o curso aborda conceitos e temas relevantes para quem busca entender mais sobre a economia mundial.
Esta formação da FGV é online, gratuita, tendo duração de 9 horas, onde serão abordados todos os assuntos que mencionamos. Não há prazo para conclusão, então pode ir estudando no seu tempo.
11. Administração financeira – Unova Cursos
Administração financeira é um dos assuntos mais importantes para quem trabalha com gestão, pensando nisso a Unova Cursos lançou esse curso de gestão financeira gratuito onde aprende tudo sobre isso e pode enriquecer seu currículo.
Durante a formação aprenderá como o controle financeiro empresarial, diferença entre créditos e débitos, planejamento de finanças, fluxo de caixa, formação de preços, Mark-up, ROI.
Os assuntos serão ensinados por vídeo-aulas, a formação leva ao todo 50 horas e depois se quiser pode solicitar o certificado.
No entanto, diferente dos outros cursos, nesse precisa pagar para receber o comprovante de conclusão, o valor é de R$39,90. Mesmo se não for pedir o certificado ele é uma boa opção, principalmente se seu objetivo é adquirir conhecimento e se profissionalizar.
12. Fluxo de Caixa – Sebrae
Buscando auxiliar os Microempreendedores Individuais o Sebrae lançou um curso gratuito de gestão financeira focado no fluxo de caixa que é um dos principais problemas enfrentados pelas pequenas empresas.
O curso terá quatro módulos, onde entende como deve ser a estruturação da movimentação do caixa, bem como o controle de entrada e saída de dinheiro.
Logo depois, no último módulo, verá como efetuar a análise do fluxo e como realizar uma projeção da expectativa de lucro do seu negócio.
Este conteúdo será ensinado durante 03 horas, tempo de duração do curso, não precisa fazer todo o conteúdo de uma só vez, pois é online, mas tem um prazo de 15 dias para concluir.
Se não fizer isso perderá o acesso ao curso e terá que voltar do zero caso queira fazê-lo no futuro. Saiba que não há custo com certificado, assim que concluir a formação e responder um questionário rápido já recebe o certificado na sua caixa de e-mail, podendo acrescentar na sua carta de apresentação.
Conclusão sobre curso de gestão financeira gratuita
Selecionamos os 12 melhores cursos de gestão financeira gratuita, eles vão te ajudar a organizar sua empresa, tendo total clareza da situação financeira do seu empreendimento.
Além disso, também selecionamos alguns cursos voltados para finanças pessoais, te ajudando a investir seu dinheiro da melhor forma, já que a gestão da pessoa jurídica anda com a organização da pessoa física.
Sem dúvida, encontrará um curso de gestão financeira gratuita que te ajudará independente se for um pequeno, médio ou grande empresário.
Aliás, se está passando por dificuldades financeiras e quer mudar essa situação, parando de se preocupar com as contas vencidas, veja agora as 16 dicas de como sair de dívidas altas.