Planilha Orçamento Pessoal: Funcionamento, Vantagens e Mais!

planilha orçamento pessoal

Primeiramente, a busca pelo conhecimento de como funciona uma planilha orçamento pessoal e quais são as grandes vantagens que esse sistema de gestão oferece para as pessoas e suas famílias no geral, são de extrema importância.

Até porque, quando a pessoa sabe montar uma planilha orçamento pessoal traz grandes benefícios para seu dia a dia mostrando como uma boa administração faz total diferença no fim do mês.

Então, pensando nessas questões em especial, mostraremos mais detalhes sobre a importância de fazer uma planilha orçamento pessoal, como montar uma e organizar da melhor maneira sua vida financeira. Confira e boa leitura!

Qual o funcionamento de uma planilha orçamento pessoal?

Afinal de contas, qual é o funcionamento de uma planilha orçamento pessoal e quais são as grandes vantagens que esse tipo de controle traz pra sua vida em si? Antes de qualquer coisa, uma planilha para controle de gastos nada mais é do que uma maneira de organizar suas finanças em apenas um lugar. Oferecendo a opção de fazer a soma e análise de seus ganhos e contas.

Desse modo, portanto, fica ainda mais fácil compreender para onde seu dinheiro vai todo mês e quais são as contas que não são necessárias que talvez, com uma boa administração, sairá de seu cronograma. Através dessas planilhas fica ainda mais simples guardar dinheiro e investir no lugar certo.

Porque usar uma planilha orçamento pessoal?

Por outro lado, não adianta nada saber como funciona uma planilha orçamento pessoal se não souber qual é sua importância de fato, no dia a dia das pessoas que buscam uma organização financeira melhor.

De uma maneira bem objetiva, a grande importância de ter uma tabela como essa é para que realmente tenha em mãos uma opção de controle financeiro de qualidade e que te mostra, de forma ampla, seus gastos e lucros. Para esses gastos, em especial, existem tabelas focadas também para aqueles que buscam sobre elas, como é o caso da planilha controle de combustível.

Sendo assim, para que tenha realmente uma gestão de qualidade e de maneira simples de manusear sobre todos os seus lucros e gastos durante o mês, essas planilhas são essenciais e compensa muito investir. Faça a sua e veja o quanto que mudará sua vida.

Dados simples de uma planilha desses gastos

Logo depois de entender melhor como funciona uma planilha orçamento pessoal e quais são seus diferenciais. Uma coisa importante de se analisar é justamente quais são os dados que estarão nela. E pensando nisso, a seguir, separamos uma pequena lista dessas características presente dentro da tabela para que entenda melhor, como por exemplo:

  • Todas as contas: essas contas em especial são aquelas onde você movimenta seu dinheiro de diferentes bancos e até mesmo guarda certas quantias;
  • Saldo completo: nada mais é que a quantia que você tem em cada conta que está dentro da sua planilha que mencionamos acima;
  • Todos seus ganhos: esses dados são aqueles valores que recebe de salario e também de presentes, estando tudo contabilizado;
  • Todos os Gastos: são as suas contas do dia a dia que contabilizam determinado valor no final do mês;
  • Categoria: maneira pratica de organizar por grupos suas despesas no geral;
  • Balanço geral: enfim, esse é o momento mais esperado. Já que toda a criação da tabela é justamente com o objetivo de oferecer opções de qualidade na hora de investir seu dinheiro. Principalmente em outro lugar.

Modelos das principais planilhas de gastos

De acordo com o que mencionamos acima, existem algumas opções variadas de modelos de planilhas que o programa do Excel oficial (https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/excel) disponibiliza a todos. Então, pensando em mostrar quais são as mais conhecidas separamos algumas das principais, como:

  • Planilha de gastos por mês simplificado: a princípio, nesse modelo a pessoa se preocupa por uma estratégia mais simples e pratica;
  • Planilha orçamento pessoal: no entanto, esse tipo de planilha nada mais é que um modo de acompanhar individualmente todas as suas finanças. E isso é algo que vale muito a pena para que a gestão da sua vida financeira fique concentrada e focada em evoluções constantes;
  • Planilha de orçamento familiar: porém, esse modelo que envolve mais de uma pessoa que faça parte de sua família. Ou seja, isso significa que é essencial ter descrito quem é o responsável por cada um dos gastos dentro da tabela para facilitar o acompanhamento.

Vantagens de uma boa administração dos gastos

Do mesmo modo que mencionamos antes, existem muitas vantagens que vale a pena conhecer na hora de montar uma boa planilha orçamento pessoal para organizar sua vida financeira por completo, como por exemplo:

1 – Maiores chances de diminuir seus custos

Em primeiro lugar dessa listagem das vantagens da planilha orçamento pessoal, temos uma que é a causadora de tantas buscas por uma organização melhor na vida financeira: Diminuição de custos.

Isso porque, quando a pessoa coloca todos os seus dados em uma tabela como essa, desde lucros até gastos. Fica bem mais simples analisar serviços que não se usa e está só aumentando suas contas.

E por isso, de certa maneira, uma das principais e maiores vantagens de usar esse tipo de planilha é justamente a possibilidade de economizar ainda mais seu dinheiro, de maneira responsável e bem prática. Fique atento aos detalhes, sempre!

Orçamento Pessoal
Orçamento Pessoal (Foto: Reprodução)

2 – Entenda o funcionamento do fluxo do seu dinheiro pela planilha orçamento pessoal

Pensando especialmente em ter um bom controle financeiro nos dias de hoje, quando o assunto é dinheiro, ter conhecimento de de como funciona o fluxo dele dentro da sua casa é algo muito importante. 

Até porque, quando se sabe para onde o dinheiro está indo, fica ainda mais fácil definir se é um destino necessário ou não. E por isso, de certa maneira, esse estilo de tabela ganhou ainda mais espaço na vida das pessoas que buscam por novos hábitos. E claro, priorizando sempre a qualidade de vida em seu dia a dia e economia em tudo que for possível.

3 – Atinja metas com mais facilidade

Logo depois de aprender um pouquinho mais sobre as maravilhas que a planilha orçamento pessoal oferece a todos os clientes e parceiros em diferentes situações, uma de suas vantagens é a facilidade de alcançar suas metas. 

Isso mesmo, no momento que tem mais controle de sua vida financeira e não vê seu dinheiro simplesmente indo embora, as chances de economizar e conquistar seus desejos, mesmo que para uns sem importância, fica mais acessível. 

Então, por essa razão em especial, quando o assunto é planejamento de metas e objetivos, sem dúvidas que uma boa administração fará completa diferença no fim das contas do seu mês ou até mesmo ano.

Portanto, preencha com muito carinho essas informações dentro da planilha, não deixe nenhum item passar e veja como realmente atingir suas metas fica ainda mais prático e acessível. Mantendo assim, uma das grandes vantagens de ter uma.

4 – Planejamento financeiro completo por meio da planilha orçamento pessoal

Além disso, do mesmo modo que mencionamos acima da facilidade de conquistar suas metas sem demorar tanto tempo com se imaginava, um ponto essencial para essa vantagem e muitas outras é justamente um bom planejamento financeiro.

Pois, na hora que realmente sentar e anotar todos os seus ganhos e despesas fixas, verá o quanto de bobagens você ta gastando e mal aproveitando. Especialmente se comparar esses valores se fossem gastos diretamente com algo que te agradasse ou trouxesse retorno.

Através dessa ferramenta disponível em formato de tabela, você garante acesso completo as informações sobre seu dinheiro. E principalmente, terá a grande vantagem de planejar seu futuro com os “pés no chão”. Ou seja, sem sonhos impossíveis ou realizáveis apenas a longo prazo. Por isso, se busca vantagens boas e práticas como essas, faça uma planilha financeira o quanto antes.

5 – Investimentos para seu futuro

No entanto, assim que passar pelos passos de ter conhecimento de todos seus lucros e gastos, cortar a maior parte dele e se planejar para um futuro melhor, chegou o momento de investir nele.

Isso mesmo, seus projetos só sairão do papel se colocar a mão na massa de verdade. Isso significa que, depois de ter todas as suas metas traçadas, chegou o momento de investir pesado nelas para realizar o quanto antes. Exemplo disso é verificar o que esse projeto precisa para se concretizar, como:

  • Dinheiro;
  • Tempo;
  • Estudo e etc.

Essas informações específicas te abrirá ainda mais os olhos para que invista especialmente naquele detalhe que colocará todas as suas metas para jogo. E, muito provavelmente, bem mais rápido do que se imaginava.

Como montar um orçamento por mês de qualidade?

Em contrapartida, quando entendemos que uma boa organização financeira traz grandes diferenciais para seu dia a dia dentro dessa área, percebemos que montar uma planilha acaba sendo mais vantajoso do que complicado.

Isso sem falar que, com essas tabelas criadas as pessoas tem mais autonomia e controle em cima de seu dinheiro. Mantendo ele sempre a sua disposição e não o contrario.

Sendo assim, pensando em uma maneira de te ajudar nesse processo, separamos alguns passos interessantes sobre como fazer um bom orçamento mensal com itens que não pode faltar, como por exemplo:

1. Saiba quais são suas receitas e gastos

A princípio, talvez pareça um absurdo para alguns, mas muitas pessoas mal sabem quanto ganham por mês e principalmente, quais são seus reais gastos dentro do mês de maneira fixa.

Justamente por esse motivo, o passo inicial e de extrema importância para um bom controle financeiro é conhecer todos os seus ganhos e gastos que tenha no mês. Tanto os fixos quanto os aleatórios. Isso faz com que sua administração seja mais eficiente no fim das contas.

2. Separe em categorias as suas despesas – Planilha orçamento pessoal

Conforme mencionamos acima, o conhecimento de todos os seus ganhos e gastos são essenciais para que a administração seja eficiente. E para que saiba quais são esses gastos, a separação por categorias facilita e muito o controle oferecido. Por isso, a seguir mostraremos um exemplo dessa separação, como:

  • Gastos que sejam fixos: primeiramente, esses são todos os gastos que não possuem nenhum tipo de variação em um curto tempo. Como aluguéis, conta de água e força, prestação do carro etc.
  • Gastos variáveis: Esses são todos aqueles gastos que não são pagos mensalmente. Ou seja, imprevistos ou planejamento ao longo prazo entram nessas categorias. Exemplo disso são viagens, alguém doente e assim por diante.

3. Estude todos os gastos por categoria

Logo depois de todo o processo de dividir seus gastos em categorias, é a gora que você estudará quais são os custos essenciais e aqueles que não fazem tanta importância na sua vida.

Isso porque, no momento que conseguir separar todas essas informações, fica ainda mais fácil tirar os custos que não vale a pena pagar se não usar ou caso não seja mais útil para sua vida. Fique atento a essas informações para que guarde seu dinheiro com facilidade.

4. Economize dinheiro  com uma boa planilha orçamento pessoal

Através de uma planilha orçamento pessoal com todos os dados financeiros disponíveis, passando por todas as etapas mencionadas acima, as chances de economizar seu dinheiro com maior praticidade realmente existe e compensa.

Sabe porque? Ao separar os custos que não são necessários para seu dia a dia ou que mal use, é fato que existirá uma economia financeira quando se cancela. E por isso, as chances de fazer com que tenha um dinheiro guardado para emergências ou outros investimentos aumenta muito.

5. Mantenha-se atento ao uso de cartão de crédito

Não é novidade para ninguém que usar um cartão de crédito é ótimo nos dias de hoje, mas sempre com muita atenção. E o motivo é simples: o mau uso desses cartões fazem com que, em casos de não pagamento da fatura. Seu nome fique sujo e te prejudique em todo o mercado financeiro.

Então, preste muita atenção nesses pontos para que escolha um cartão que supra suas necessidades e que não tenha, de preferencia, muitos juros. Para que tenha controle desses serviços e use com sabedoria.

6. Tenha objetivos a atingir – Planilha orçamento pessoal

Para concluir essa maneira eficiente de montar a sua planilha orçamento pessoal com todas as informações necessárias, depois de passar pelos processos iniciais, trace objetivos para alcançar.

Isso mesmo, quando se tem certos objetivos para alcançar, as chances de economizar e focar neles aumenta muito. Fazendo com que realmente conquiste suas metas bem mais rápido do que se continuasse sem organização financeira como estava antes. São só vantagens, não é mesmo?!

Conclusão

Por fim, através de tantas informações interessantes sobre uma planilha orçamento pessoal de alta qualidade, entendemos que o objetivo principal dela é ajustar sua vida financeira da melhor maneira possível.

Ajuste esse que gira em torno de uma boa administração onde a pessoa conhece por completo seus ganhos e gastos mensais. E principalmente, que saiba definir quais são necessários e quais gastos não são para que, como consequência, a economia financeira surja.

Ficou claro em todo o artigo que, tanto o processo de montar uma tabela como essa como a conclusão de todo o projeto, tem como foco ajudar a não gastar seu dinheiro com bobagens e sim, investir em metas futuras.

Aproveite cada uma das informações mencionadas, siga os passos especiais para montar sua tabela da melhor maneira possível, conheça tudo o que se ganha e gasta no mês e, enfim, alcance seus objetivos com agilidade.

Ao clicar em baixar, sua planilha será salva em seu dispositivo.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.